14/02/2011

Arquitetura ou Design?


Paolo Soleri é um arquiteto italiano radicado no Arizona.
Em seu projeto de uma ponte a estrutura é "vestida" por uma carenagem puramente "formal" (em oposição a "funcional"). Formas típicas de automóveis modernos de alto coeficiente aerodinâmico ou objetos inspirados nestes automóveis, porém em escala monumental, um megaobjeto cujo tema é a aerodinâmica.

A simplicidade do desenho é desconcertante. Pontes modernas são geralmente desprovidas de adornos. Mesmo as antigas possuem adornos pontuais. Aqui porém o adorno toma toda a ponte numa onda fluida que desce, sobe e desce novamente, com direito a quatro vastas vigias no meio da travessia.

Baudrillard escreveu sobre a arquitetura das highways norteamericanas, feita para ser vista dos veículos em movimento. Soleri concebeu uma estrutura imóvel, mas que parece se mover como o tráfego que por ela passa: atravessar tal ponte será uma experiência única.

A Arquitetura é a função. O Design é a forma.

O arquiteto recebeu um Design Award em 2006 pelo conjunto da obra.

4 comentários:

  1. Uma obra assim dá gosto de se ver.
    Quebra paradigmas e abre a mente, nos tirando do lugar comum.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Poxa Dan, A Arquitetura é a função. O Design é a forma? Infelizmente, ouvir falar de design como pura e simples forma... inacreditável. Tanatos carros modelados e pensados em sua função o tempo inteiro.. é uma pena.

    ResponderExcluir
  4. Design é a forma mas sem a função ele não existe, certo?
    Design sem função será apenas arte, forma em estado puro.

    ResponderExcluir

ShareThis