24/10/2011

1958 Edsel Pacer





Black/Ember Red/Frost White e Copper/Silver Grey

Edsel, que grande mancada corporativa. Haviam dois Edsels: os "grandes" Corsair e Citations, montados pela Mercury, e os "pequenos" Pacer e Ranger, montados pela Ford. Planejado muito cedo e lançado muito tarde, bem num ano de forte recessão que comprometeu as vendas de todas as marcas. Era bem característico no primeiro ano de fabricação, feioso no segundo e quase igual a um Ford no terceiro e último ano. Eu gosto do modelo 1958, da grade às lanternas, das combinações de cor exageradas, tão tipicamente anos 50...
Edsel, crass marketing. There were two Edsels to fill the gap between Ford and Mercury: the "big" Corsair and Citation, assembled in the Mercury plants, and the "small" Pacer and Ranger, assembled in the Ford plants. The car was planned too early and released too late, right in a recession year when all makes made bad sellings. It was quite distinctive in its first year, plain ugly in its second, almost indistinctive from a Ford in its last. Personally i like all its 1958 features, from the "Olds-sucking-a-lemon" center grille to the "banana" tailights. In garish 2-tone or even 3-tone, so very Fifties.

2 comentários:

  1. Marianne Moore, decana das poetisas americanas, foi contratada pela Ford (ou por sua agência de propaganda) para criar nomes para esse carro, já que o big boss Henry Ford II não era muito receptivo à idéia de um automóvel com o nome de seu pai. Uma das sugestões de Marianne foi "Utopian Turtletop". Na época, todo mundo achou ridículo - mas olhando bem para esse '58, até que tem a ver.

    Paulo Levi/blog Adverdriving

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  2. Pois é Paulo, os nomes sugeridos por ela são mesmo inesquecíveis. "Pastellogram", "Mongoose Civique" e "Utopian Turtletop" (deve estar tudo no Google mas eu sei de cabeça)acrescentavam exotismo ao carro. Na época seria o fino, mas como dizia Ibrahim Sued, estava mais para xangai...

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