30/04/2010

"Concept by Bob Gurr" -- novo render


Voltei no arquivo original, dei uma limpada geral e re-renderei o modelo com parâmetros de meus trabalhos atuais: iluminação, ambientação, VRay shaders etc.

Interessante como o designer brincou com a escala dos elementos: os "parabrisas" são enormes versões das "miras" do Mercury Comet, as aletas laterais lembram o "trim" de capô dos anos 40.

Kustom Mercs Forever



De vez em quando volto ao Mercury 49. Queria fazer um modelo 51 4 portas preto, igual ao que um tio meu teve, mas estou sem tempo. Então aí vão duas versões do 49, com faróis de Buick (ou Kaiser) e lanternas de Mercury 54. No amarelo hardtop, segui a receita de Bob Gurr e inverti a posição das lanternas. Providência simples -- e um resultado totalmente diferente, pois obrigou a criar um rabo de peixe ainda mais robusto que os do Aero-Willys.

29/04/2010

Projeto "Reggia" II







Segue o projeto da Reggia de Eduardo Prado. Aí vão as fotos que ele mandou: carroceria prototipada em escala 1:18 a partir do arquivo 3d, chassi e o painel das guelras laterais, começo da carroceria, obra do mago do martelinho Toni Bianco.
Eduardo vai por um motor de Alfa. Esse projeto promete. Curioso é que ele começou modificando um chassi de caminhãozinho chinês. Mas aí estudou num livro do Chapman e agora a coisa vai. Quando souber de mais novidades postarei aqui.

28/04/2010

Outro "Concept by Bob Gurr"


Do livro "Automobile Design -- The Complete Styling Book", de R. H. Gurr, página 6, tirei o original para esta modelagem. Ingenuamente acrescentei rodas...
Trabalho feito em 2002.

26/04/2010

Chevrolet 210 4door 1953 II


Era assim como este da "foto".

Chevrolet 210 4door 1953


Meu pai comprou este modelo pouquíssimo rodado em 1954, do staff da Embaixada dos EUA. Teto Campus Cream, o resto Woodland Green. Bancos forrados de vinil verde, naquele padrão quadriculado. O rádio sempre sintonizado na Rádio MEC ou na Rádio Jornal do Brasil. Valente o carro -- e raro: os Bel Airs eram mais comuns. Dado que a fórmula vinha de 1949, tudo era sólido neste Chevrolet. Vendido barato no começo dos 70, foi parar na praça de Petrópolis. Tratado com um mínimo de atenção, poderia estar rodando até hoje. Carro semelhante, Dusk Grey com teto gelo (Driftwood Grey), interior em vinil vermelho pertenceu a meu avô paterno, que o passou para meu tio quando comprou um Aero 1960 ou 61.

Ainda o "BelDorado"


Outro render do Chevy custom, num bordô típico de Pontiac. Calotas com centro em cone como no 55.

23/04/2010

Chevrolet 1954 Custom inspirado em Bob Gurr


Bob Gurr, designer genial -- e desenhista "oldschool" de mão cheia -- desenhou uma customização do Chevrolet 1954 com faróis à la Cadillac e um tratamento de grade sem a "dentadura", que pela simplicidade lembra a do modelo 57. Em outro desenho prolongou a curva cromada do paralama traseiro até o fim do carro. Juntei os dois e acrescentei o parabrisa e quebra-vento do 55. Rebaixei minimamente o teto e aí está o resultado.

19/04/2010

Fordor 1949 & 1951





E aqui vai o Fordor.
A calha é a mesma no Fordor e no Tudor. Será para suavizar o aspecto vertical da coluna C do quatro portas? Mistérios do design -- ou da engenharia.
Folheando o livro "A Pictorial History of Chevrolet 1940-1954" encontrei uma foto de perfil do Fordor 1950 do tipo "Mugshot" que as fábricas faziam de seus produtos e dos da concorrência, que elas adquiriam para avaliar design e mecânica. Nesta foto em particular pude observar as proporções reais do teto, parabrisa e outras características da carroceria. O que me obrigou a corrigi-las em todos os modelos...

Fords no Forte


Crestliner 1951 e Club Coupe 1949.

16/04/2010

Ford 1951 Crestliner


O Crestliner era uma versão especial "tapa buraco", enquanto a Ford não aprontava o hardtop. O teto de vinil era opcional.
A decoração lateral confere movimento e "estica" a carroceria que, com exceção do filete das lanternas, é absolutamente desprovida de vincos. O pacote tem um quê de custom car e o resultado agrada até hoje.

Ford Tudor Sedan 1951, mais renders



Curioso como a saia e a viseira parecem aumentar o tamanho do carro.

15/04/2010

Ford Tudor Sedan 1951


Mais um render do Tudor 1951, dessa vez com saia e viseira.

14/04/2010

Ford e Chevy no Forte



Mais composites usando o Forte de Copacabana como fundo.

Industrial Art Show, 1944: ... E No Ar




Industrial Art Show, 1944: ...No Mar...



Industrial Art Show, 1944: Na Terra...






Como disse Harley Earl, "Design is the Modern Art of Industry".
Imagens do inesgotável acervo da LIFE

Ford Tudor 1951



Mais uma variação do Ford 1951.

Charlie Compton's 57 Bel Air


Feito por encomenda.

13/04/2010

Chevrolet 210 Sport Sedan 1956


A GM mantinha uma versão mais "econômica" do hardtop, a partir de 1956 em 2 e 4 portas, que nunca teve a popularidade do Bel Air. Mesmo sem os acessórios do topo de linha, porém, o 210 é atraente.

Breda 27 1934


Avião é outra de minhas paixões, em especial dos anos 30 a 40. O Breda 27 é semelhante ao Boeing P-26.
Feito em Corel.

10/04/2010

Carros para o anúncio da Petrobras






Criados em vetorial e trabalhados em Photoshop.

Simcas "especiais" no Forte II


Outra vista dos Simcas no Campo de Marte do Forte.

09/04/2010

Google Earth vai longe -- literalmente


O Google Earth permite que a gente saia pairando sobre o planeta e descubra coisas muito interessantes. Digitei Bishkek, capital do longinquo Quirguistao e o Google Earth me levou ate la (nao sei porque a acentuacao nao funciona hoje).
Cliquei sobre um determinado quadradinho azul -- cada quadradinho eh uma foto que alguem postou la -- e olhem que incrivel coincidencia. Titulo da foto, Старый автомобиль. Но красивый (Carro velho. Mas lindo). Me pergunto como ele foi parar la. Valente Traction-Avant...
Antigomobilista que se preza sempre atrai seu objeto de desejo.

08/04/2010

Simcas "especiais" no Forte


Não resisti...

ShareThis